top of page

Nossa história

Origem

   As Associações de ex-alunos e ex-alunas Salesianos começaram com um simpático gesto de alguns jovens que tinham sido educados no Oratório de Valdoco (Turim), em 1870. Um grupo veio visitar D. Bosco no dia de seu onomástico (24 de junho). A cada ano retornavam mais ex-alunos para esse reencontro com o Pai e a família do Oratório. Anos mais tarde, Pe. Rinaldi, o 3º. Sucessor de Dom Bosco, ajudou os ex-alunos a se organizarem em Associações. Hoje, existe a Confederação Mundial de Ex-Alunos(a) Salesianos, cuja sede está em Roma.

 

Missão

   § 1º - Ex-alunos (as) promoverão atividades a serviço da comunidade, envolvendo-se com todos aqueles que se dedicam de boa vontade ao trabalho de despertar e apoiar o respeito pela dignidade da pessoa humana e da família.

   § 2º - Ex-alunos (as) das diversas confissões religiosas, que participam dos ideais de Dom Bosco, partilham os valores educativos, culturais, espirituais e sociais do Sistema Preventivo, reconhecendo-os como patrimônio comum da família humana.
Ex-alunos e Ex-alunas, considerando a urgência dos problemas juvenis, serão operativamente sensíveis aos apelos da educação e a todas e quaisquer iniciativas culturais e formativas que interessam aos jovens, ajudando-os a assumir responsabilidades em todos os níveis.

Trabalhos Sociais

   1º ASCEP = Associação de Crianças Excepcionais de Goiânia – Todos os meses recolhíamos de 1.000 a 1.200 kg. de alimentos não perecíveis e entregávamos na ASCEP (ainda temos os recibos de doação); quando por decisão judicial, a Ascep passou a ser dirigida pelos Vicentinos, ligada à Santa Casa de Goiânia. Resolvemos então, criar a nossa própria obra social. 

Conquistas

   - A Associação foi Registrada no Cartório e no CNPJ 00.787.450.0001-76.  Os Desembargadores Homero Sabino de Freitas e Sebastião Castro Filho, membros da Diretoria em 1991, foram responsáveis pela elaboração dos  Estatutos, primeira versão.
   - Através de um projeto do Deputado Ozair José na Assembléia Legislativa, a nossa instituição recebeu a Lei de Utilidade Pública Estadual nº 15.467, de 23 de Novembro de 2005.
   - Com a ajuda do Dr. Fernando Cunha, secretário da Articulação Política na época, conseguimos na Prefeitura de Aparecida, regularizar um terreno de 688,24 m2 para uso exclusivo da Associação para a Construção do Centro Juvenil na Rua X 18, Quadra 30 A, Lote 02, Setor Residencial Santa Luzia, Aparecida de Goiânia. Demos início em Fevereiro de 2004 com a construção do muro.

Maiores informações poderão ser obtidas através da Associação:

FONE- +55 (62) 98344-0968, (62) 98270-0338, (62) 3275-9110

E-mail: assexalunos@gmail.com

bottom of page